Entenda o que é compliance
Nos últimos anos, temos acompanhado no Brasil e em todo o mundo o elevado nível de corrupção em vários segmentos econômicos. Por isso, diversas empresas acabam tendo sua imagem e reputação fragilizadas em função do seu comprovado envolvimento, tanto em nível de negócios como também na esfera política.
A necessidade imperiosa de conhecer e praticar compliance nas atividades do dia a dia surgem em meio a essa realidade, que atinge empresas de todos os portes e segmentações.
O conceito de compliance visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa. Assim essa prática surge dos grandes impactos financeiros, ocasionados por fatores como:
- Ausência de orientações normativas;
- Desalinhamentos às legislações aplicáveis;
- Falta de ferramentas preventivas adequadas;
- Falhas na gestão de processos;
- Operações sem um estruturado sistema de informação.
Então, continue a leitura e saiba mais sobre esse conceito importante e o que significa a palavra compliance na prática.
O que é compliance nas empresas?
To comply, em inglês, é um verbo que significa estar de acordo com uma regra, o que explica grande parte do conceito da palavra. O significado da palavra compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação.
O que é compliance nas empresas, em suma? Qual o significado de compliance, afinal? É estar em conformidade com leis e regulamentos. Esta definição é o conceito mais aceito de compliance.
Esse conceito abrange todas as políticas, regras, controles internos e externos aos quais a organização precisa se adequar. Por isso, adequando-se ao compliance, suas atividades estarão em plena conformidade com as regras e legislações aplicadas aos seus processos.
Tanto a empresa como todas as pessoas Testando linkque nela trabalham, inclusive fornecedores de interesse, precisam se comportar de acordo com as regras dos organismos reguladores.
Além disso, devem garantir o fiel cumprimento dos diversos instrumentos normativos internos. Afinal, somente desta forma a empresa estará em compliance ambiental, trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, contábil etc.
Este post também pode interessar a você: Livros sobre gestão de riscos: 9 dicas que vão te ajudar a lidar melhor com esse tema na sua empresa
Fonte e créditos pata https://www.siteware.com.br/processos/o-que-e-compliance-nas-empresas/